Hospital de Amor

29/04/2019

Hospital de Amor alerta para prevenção do câncer colorretal

São mais de 35 mil casos registrados no Brasil, sendo um dos tumores que mais acomete a população

No mês de conscientização sobre o câncer colorretal, identificado como Março Marinho, o Hospital de Amor (atual nome do Hospital de Câncer de Barretos) reforça sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce desse tipo de tumor que compromete o intestino grosso (cólon) e o reto.

No Brasil, o câncer colorretal é um dos tumores com maior frequência, sendo o segundo que mais incide sobre as mulheres e o terceiro entre os homens, com estimativa de 18.980 novos casos na população feminina e 17.380 em homens para o biênio 2018-2019, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

A médica endoscopista do Hospital de Amor, Dra. Denise Peixoto Reis, explica que o câncer colorretal desenvolve-se a partir de lesões precursoras (adenomas) e é uma doença que não tem causa única. “Os principais fatores de risco são o álcool, tabaco, a obesidade, a ingestão de carnes vermelha ou processada e a vida sedentária. Uma menor proporção dos cânceres colorretais (15-20%) apresenta um fator hereditário ou familiar.”

Estima-se que nos próximos 20 anos o número de óbitos por câncer colorretal aumentará 75% nos homens e 67,5% nas mulheres. “Por isso, é fundamental alertar a população para a prevenção primária, que inclui a conscientização e melhora nos hábitos de vida, com práticas regulares de atividade física, evitando assim, o consumo de álcool, cigarro e alimentos ultraprocessados e embutidos”, salienta.

Outra recomendação do Hospital do Amor é o início do rastreamento do câncer colorretal a partir dos 50 anos, tendo como opções disponíveis e recomendadas: colonoscopia, retossigmoidoscopia, pesquisa de sangue oculto nas fezes, e colono-TC).

“Não existe um teste melhor do que o outro, porém, os dois mais usados em todo o mundo são a pesquisa de sangue oculto nas fezes que tem como vantagens, o caráter simples, não invasivo e de baixo custo, e, a colonoscopia que é o padrão-ouro, mas tem como desvantagens o caráter invasivo, os riscos de complicações e o custo mais elevado.”

Os principais sintomas do câncer colorretal são: o sangramento retal (nas fezes), dor abdominal, alteração do hábito intestinal, anemia e perda de peso.

Sobre o Hospital de Amor:

Excelência em oncologia, o Hospital de Amor (atual nome do Hospital de Câncer de Barretos) assumiu a liderança do ranking 2018 da Scimago Institutions Rankings (SIR), entre todos os centros de saúde do Brasil e da América Latina. O levantamento é uma ferramenta de reconhecimento internacional, que avalia a qualidade de instituições (públicas ou privadas) em todo o mundo, considerando os critérios: pesquisa, inovação e impacto social.

A instituição é historicamente reconhecida. Foi escolhida, em 2000, pelo Ministério da Saúde, como o melhor hospital público do país. Em 2011, tornou-se “instituição irmã” do MD Anderson Cancer Center (EUA), o maior centro de tratamento e pesquisa de câncer do mundo, e ainda recebeu um prêmio da AVON como “Campeão Mundial em Avanço na Área Médica no Combate ao Câncer de Mama”. Em 2012, assinou acordo com o Saint Jude Children´s Research Hospital e tornou-se “instituição gêmea”.

O Hospital de Amor foi o grande destaque da 4ª Edição do Prêmio “Melhores Hospitais”, projeto realizado pela Secretaria do Estado de Saúde de São Paulo, realizado em dezembro de 2014. A entidade ganhou em três categorias: melhor hospital, internação e ambulatório. O principal objetivo da premiação é monitorar a qualidade de atendimento e a satisfação do usuário, reconhecer os bons prestadores, identificar possíveis irregularidades e ampliar a capacidade de gestão eficiente da saúde pública. Na categoria “Internação”, o Hospital de Amor liderou o ranking interior, com mais de 97% de aprovação. A instituição também teve um alto índice no quesito “Ambulatório” - 96,5% dos usuários disseram estar satisfeitos com o trabalho realizado.

Mais informações:

Site - www.hospitaldeamor.com.br

Facebook - www.facebook.com/ohospitaldeamor

Instagram – www.instagram.com/hospitaldeamor

Informações à imprensa:

GBR Comunicação

Grasiela Caldeira - grasiela.caldeira@gbr.com.br – 11.991471401

Danusa Etcheverria – danusa.etcheverria@gbr.com.br

0 Comentários

Adicione um comentário

Aplicativos


 Locutor Ao vivo


Rádio Varzea Nova FM

Rádio Várzea Nova FM

Peça Sua Música

Name:
E-mail:
Seu Pedido:


Top 5

01.

Anderson Freire

Raridade

02.

Bruna Karla

Advogado Fiel

03.

Aline Barros

Casa do pai

04.

Anderson Freire

Acalma o meu coração

05.

Aline Barros

Ressuscita-me

Anunciantes